Desconectar para Reconectar

Oct 13, 2021
Tamara Lopes
Desconectar para Reconectar
9:08
 

 

 

Como a pane das redes sociais me reconectou com uma certeza: rede social é um lugar raso!

 

Semana passada nós passamos algumas horas sem redes sociais. Você percebeu? 

Eu levei um susto. Acordei e o whatsapp não funcionava. Facebook e Instagram também não.

  •  "E agora? Como eu vou falar com a Nati?” 

Esse foi o primeiro pensamento que passou pela minha cabeça. A Nati é parte da minha equipe e nos comunicamos rotineiramente pelo Whatsapp. Era uma segunda-feira. Como faríamos para planejar a semana? 

 

Passado o estranhamento inicial, eu enxerguei que aquela pane era uma benção. SIM! E, coincidência ou não, aconteceu em um sincronismo perfeito: eu tinha tirado o final de semana para fazer um retiro que se estenderia até terça-feira. O objetivo era mesmo ficar comigo mesma. Mas, eu precisava avisar a Nati, não é? Para isso existe o bom e velho e-mail.

 

Rede social é um lugar limitado!

Talvez você pense que estou doida. Afinal, eu utilizo as redes sociais para divulgar meu trabalho. Mas, a verdade é que durante esse tempo de quietude social, eu me reconectei com uma convicção que eu sempre tive: rede social não é um lugar que oferece possibilidade de mergulho.

 

É mais um exercício de olhar para fora de forma rápida e imediata. Qualquer experiência, informação ou conexão que exista ali é rasa e superficial. 

 

Você sabia que as redes sociais têm o mesmo potencial para viciar que as drogas, álcool e cigarro? Pesquisas sobre a influência da mídia na saúde mental revelam que o excesso de uso das redes sociais podem causar ansiedade e depressão. 

 

A internet estabeleceu uma nova forma de comunicação e informação, ao mesmo tempo em que nos fez perder a capacidade de focar em um só assunto, tornando a nossa mente caótica e prejudicando as funções do cérebro. 

 

O jornalista Nicholas Carr, autor do livro The shallows: what the internet is doing to our brains (O superficial: o que a internet está fazendo com nossos cérebros) diz que “o modo como a informação é disseminada na internet deteriora o cérebro em um nível físico, destruindo as conexões e circuitos cerebrais responsáveis, entre outros, pela capacidade analítica de processar informações, com resultados desastrosos para a memória de longo prazo assim como afetando a criatividade”.

 

Eu não estou dizendo que as redes sociais não tem um lado bom. Claro que tem! Mas, eu estou trazendo a reflexão de que ela proporciona um nível muito raso de conexão, experiência e informação. Mesmo porque, a própria plataforma em si não oferece a possibilidade de profundidade e de uma forma geral, vejo as pessoas buscando esses mergulhos mais profundos justamente nas redes sociais.

 

Você concorda?

 

Conectando mulheres pelo mundo

 

A partir da semana passada eu venho refletindo como o Movimento Global Soul® pode usar essa ferramenta de forma mais efetiva, ao mesmo tempo em que proporciona gatilhos de reflexão. 

 

Então, eu (e a Nati, rs) decidimos que vamos usar o que as redes sociais tem de melhor a oferecer, pois ela é afinal de contas um veículo. e vamos em outros espaços trazer conteúdos profundos, que realmente ajude você, mulher que mora pelo mundo afora em seus processos de autoconhecimento, transformação, cura e expansão da consciência. 

 

São espaços limitados? Com certeza! 

Mas, podemos aproveitar o que de melhor eles tem a oferecer!

A nossa reflexão foi como podemos auxiliar você de forma mais efetiva sem depender exclusivamente dessas plataformas e oferecendo uma possibilidade real para você que está em busca de ter uma vida com mais propósito independente do lugar que mora.

 

Então além do Círculos de Mulheres mensais, online e gratuito, resolvemos re-lançar o nosso Blog/vlog, Toda semana, eu vou trazer algo que inspire e motive a jornada morando fora dos seus países de origem. Aqui é um lugar de refúgio,um cantinho, onde você pode ser você,  onde sempre vai ter uma palavra amiga, uma reflexão ou uma inspiração. 

 

Tempo, tempo, tempo….

 

Como você se sentiu quando não tinha whatsapp, Facebook e Instagram? 

Você se sentiu perdida? Ou ficou mais tranquila? Aliviada, talvez? 

 

Eu, sinceramente, senti um alívio. E pude constatar que o meu uso das redes sociais está excessivo e isso é algo que eu preciso administrar ao longo do meu dia a dia.

 

E tempo, minha amiga, é precioso! 

 

Eu entendo que esse apagão foi na verdade um convite para repensarmos nossa relação com as redes sociais, seja do ponto de vista de quem produz o conteúdo e está querendo autêntica e verdadeiramente ajudar as pessoas, ou seja do ponto de vista de quem consome o conteúdo e esta também verdadeiramente buscando uma experiência profunda. 

 

Percebe que o autoconhecimento está em tudo a todo momento? Tudo o que acontece no seu dia é uma oportunidade para você perceber como tal situação te afeta. Você só precisa estar atenta e conseguir observar. A partir daí você vai identificar o que precisa desenvolver na sua vida. 

 

Estamos juntas, sempre!

 

Com carinho,

Tamara Lopes